25/06/2008

A Menina Dança Ao Som Do Meu Piano?



Normalmente quando saíu do trabalho já estou um bocado cansado e como o ar condicionado não tem ajudado não me apetece ouvir música com grandes baixos ou batidas marcadas. Por isso normalmente ligo o rádio numa estação mais clássica tipo Europa ou ponho um disco. Foi o que aconteceu hoje. Fiz uma selecção rápida nas promos que tenho em casa e trouxe uns discos que me faltavam ouvir com atenção. A escolha recaíu sobre o FRANCESCO TRISTANO.

Já tinha picado algumas faixas mas como não se adequava à emissão de rádio nem a um set de DJ, ficou ali guardado ao lado da TV algum tempo... demasiado tempo, digo eu agora. Peguei no disco e meti no leitor de CD. E apanhou no momento certo. Piano apenas. Só. Teclas brancas e pretas a preencher o vazio de uma forma incrível. Um som intenso mas com a forma certa de intensidade que precisava. E quando chego à canção número 6 tudo fez sentido.

A melodia! Incrível! Acho que já o disse antes, mas para quem sabe que a minha formação musical começou nos teclados, percebe a minha frustação quando oiço algo tão simples e tão belo, tocado apenas num piano. Ouvi a canção em repeat umas 7 vezes.

Depois peguei no disco e fui ler as informações... Canções originais de Jeff Mills, Derrick May e Autechre misturadas com originais do Francesco e numa produção do mexicano Murcof. Uma amálgama perfeita! Aqui fica a pérola do disco "Not For Piano" e a canção "The Melody".

MP3 - Francesco Tristano "The Melody"

18/06/2008

Hot Chip vs Buraka



Está para breve a edição do novo novo single de BURAKA SOM SISTEMA (BSS). Os rapazes estão de volta depois do "Sound of Kuduro", metem cá fora um EP e 12' com o tema extra "Kalemba (Wegue Wegue)" através da editora berlinense Greco Roman. E à conta disso vem junto com uma remix dos Hot Chip e também do londrino DJ Reso. Esta canção é a primeira cantada pela Pongolove, uma das novas vozes ao vivo.

Já ouvi a versão original e a única falha a apontar é a falta de força nos vocais. Mas como já disse antes a miúda ainda tem muito para andar. Entretanto também já ouvi a versão do Reso com um grave muito fodido em versão aguardente (yes! aguardente velha!)... só falta pôr os ouvidos na mix dos Hot Chip...

Acho que se tiveres amanhã à noite (19) no Lux também vais puder ouvir isto pois os rapazes vão lá estar em formato DJ com o Diplo. Cool?

17/06/2008

Festival



Já começo a ficar sem paciência para os cartazes dos Festivais de Verão em Portugal. Infelizmente este ano só devo conseguir acompanhar o SBSR e ando chateado com a falta de qualidade do cartaz. Não se ouve nada de novo. Nada!

Percebo perfeitamente que se tenham de fazer cartazes para atrair público e muito público se possível. Mas será que nomes como Brand New Heavies ou Morcheeba ainda chamam alguém? Tenho sérias dúvidas. Tenho dúvidas que alguém pague 35 euros para assistir a um show destas bandas e entrar no alinhamento dum festival para encher começa a chatear. Nas diversas conversas de corredor comenta-se que muitos promotores tem de trazer certos artistas de um determinado agente/booking para conseguir acesso a outros.

Percebo e respeito. Mas já estou farto de ter de ir a estes festivais. Mesmo o Alive! que tem um cartaz mais aberto, acho que só estou interessado em espreitar 4 ou 5 artistas. E infelizmente não devo conseguir ir...

Entretanto andava a passear pelo MySpace e fui dar à página de um dos colectivos mexicanos que mais gozo me deu descobrir. Chamam-se Nortec Collective e quem me indicou foi o Carlos Eduardo Miranda (produtor brasileiro) há alguns anos atrás. E fiquei espantado quando vi que eles vão actuar no FESTIVAL DE MÚSICAS DO MUNDO DE SINES. Ainda não tinha olhado para o cartaz com olhos de ver e fiquei positivamente admirado com a qualidade e grau de novidade do festival. Acho que preciso de mudar de ares e viajar até Sines!

Olha aí o vídeo do Nortec Collective e espreita o cartaz do FMM Sines...

15/06/2008

Cabaret Maxime


Esta sexta-feira (20 de Junho) vou estar no MAXIME (Lisboa) a partir das 23h para um DJ Set exclusivo baseado nos meus discos favoritos de beats e breaks quentinhos para ligar com o tempo que se faz sentir. Vai pela avendida Kuduro, vira à esquerda no Baile Funk, passa pela rotunda do Mangue e Funk até chegar à dança louca! Ehehehe!

13/06/2008

Expo 98


10 anos depois, o que me lembro da Expo98?

Acima de tudo, o último dia. Fui sozinho para o Parque das Nações com um bilhete na mão para aproveitar aquele que seria o derradeiro dia da feira internacional em Lisboa. Já lá tinha ido inúmeras vezes e tinha gostado. Gostava do ambiente descontraído, da reconstrução da zona oriente da cidade (que conhecia razoavelmente bem pois a minha irmã mais velha morava nos Olivais) e sobretudo das actividades. Pavilhões apaguei da memória. Não me lembro nem de um... E estou a esforçar-me. Talvez precise de conversar com alguém sobre isto para avivar a memória.

Aquilo que me lembro muito bem... os concertos! Vi muitos e bons! Coisas que descobri naquele espaço entre o Palco 6 e a Praça Sony. E mesmo depois do encerramento com as noites da nova música portuguesa com a tutela do Henrique Amaro. Noites ao som dos Atomic Bees, Zen, Sam The Kid, Ghost In The Machine, Sloppy Joe, entre tantos tantos outros... até os Silence 4 por lá passaram.

Nesse ano foi também editado o disco TEJO BEAT. A homenagem ao Mangue Beat e ao seu líder Chico Science, a voz da Nação Zumbi. Um disco com o dedo dos super produtores Mário Caldato Jr e Mário Barreiros e com as bandas do momento. Teve direito a concerto de apresentação na Praça Sony (e eu tava lá). Agora tem direito a uma reedição com um CD bónus a chegar às lojas nas próximas semanas. Aqui ficam duas das minhas canções favoritas de todos os tempos retiradas desse disco.

ITHAKA "The Day Was Hot" (MP3)
ORNATOS VIOLETA "Tempo de Nascer" (MP3)

09/06/2008

Lidl



Um dos momentos mais esperados da semana é a ida às compras para trazer um fiambre da pá, as bolachas de chocolate ou então aquelas entradas maravilhosas do Lidl. Hoje em dia centro a minha atenção no pão do Intermarché (Divinal!) e não passeio muito pelos restantes mini, super ou outro mercado.

Agora, quando olho para a quantidade de grandes superficies que existem no nosso país (só no Cartaxo existem neste momento cinco) lembro-me sempre quando era miúdo e os meus pais iam a Alfradige, pois era o único em Lisboa! A puta da confusão ao sábado e domingo de manhã... e o stress... eu adorava!

Uma das mais importantes lições da vida aconteceu num desses superes quando pus uma barra de chocolate no bolso sem pagar e uma das minhas irmãs me obrigou a devolver pois era errado roubar... e eu até tinha dinheiro para pagar o chocolate.

Parece que ninguém ensinou isso ao AFRIKAN BOY. Por isso a malta do Lidl ali para os lados da Gulbekian fique atenta pois ele vem cá no dia 13 de Julho. Dont miss it!

03/06/2008

Brand New

Um dos meus maus vícios é andar sempre a passear em páginas a ouvir novas canções e a espreitar vídeos. A minha lista de favoritos no PC para sacar músicas já me demorar mais de um dia útil a consultar. Nestas pesquisas vou encontrando faixas completamente novas para mim, como é o caso dos The Clik Clik. São uma banda de putos e fazem um som tipicamente britânico mas muito cool. Eu gosto da atitude e da postura. Olha aí...

The Clik Clik - Did You Wrong


E há os casos de semi-novos... o DIZZEE RASCAL pegou no Calvin Harris (produtor de dança e tal) para se aproximar o Top 10 britânico. Acho a ideia engraçada mas não chega aos calcanhares do Wiley e do seu hit "Wearing My Rolex".



Para o final ficam os australianos OPERATOR PLEASE no Later... with Jools Holland. Faz lembrar a Beth Ditto dos Gossip por motivos físicos e não só... Rock n Roll brother!