06/08/2003

Noir Désir - o fim da maneira mais trágica...

Para a grande maioria dos portugueses os franceses Noir Desir são desconhecidos. Para uma infima parte, com ligações sobretudo emigrantes ao país, esta banda é/era uma das mais queridas no panorama do rock independente.

Formados nos anos 80 cedo começaram a despertar a curiosidade do público mas só em 1992 com a edição do álbum "Tostaky", o sucesso sorriu-lhes em definitivo.

Formados por Bertrand Cantat, vocalista/guitarrista e compositior, pelo baixista Frédéric Vidalenc e pelo baterista Denis Barthe cedo evoluiram de um registo feito de influências para um som próprio, dentro do rock mas não se fechando. O último disco de originais "Des Visages Des Figures" é bem exemplo disso com a participação de Manu Chao e de dois músicos vindos da world-music.

Sinceramente a música dos Noir Desir tem uma ligação intriseca comigo... desde a minha primeira visita a solo francês e à cidade de Paris que me apaixonei por esta banda e comecei a comprar discos e discos e discos...

Aquilo que me faz escrever aqui esta missiva é uma triste noticia.
Na semana passada Bertrant Cantat espancou violentamente a sua namorada e actriz Marie Trintignant, até à morte. Este acto chocou França e o Mundo. O músico num acto tresloucado, segundo se diz sob a influência de drogas e alcool, fez o inimaginável...

Se quiserem saber mais pormenores sob este caso podem seguir aqui:

TSF Online ou TSF Online 2
Le Monde

Eu sugiro que mesmo assim oiçam o fantástico trabalho deste músico que... acaba desta forma a sua "vida" !

Site Oficial dos Noir Désir



Sem comentários: