01/09/2003

Maré baixa

Finalmente um tempo para escrever sem ser para relatar concertos... Não que eu não goste de os ver e relatá-los por escrito mas gosto de poder divagar sobre outros assuntos. Precisamente devido a estes dois factores estive a pensar na forma como as marés de concertos estão mal distribuídas ou, mais grave, mal divulgadas.

No que toca a distribuição, existem dois pontos chave todos os anos: semanas académicas e festivais de verão. Curiosamente não diferem muito entre si (ok, o número de comas alcoólicos nas semanas académicas é maior, apesar do número de espectadores ser claramente superior num festival): ar livre, muitos watts de som e muita bebida. Estes dois tipos de eventos até nos fazem esquecer, por instantes, que há muito mais para além disso. Há concertos em pequenos bares, de bandas locais e não só, distribuídos durante o resto do ano e que, não tão raras vezes como seria desejável, estão às moscas. É lamentável que assim seja.

Ainda recentemente passei os olhos pelo site de uma empresa de agenciamento (e não só) e foi incrível ver que algumas bandas deram dezenas de concertos entre Março e a data de hoje e não me recordo de ter visto ou ouvido o mínimo de promoção que fosse da maior parte deles. Dos poucos que ouvi anúncios, a quase totalidade foi no programa Serviço Público da RDP Antena 3. Vamos ver se nos entendemos: o programa Serviço Público é UM programa com UMA hora diária e numa hora onde as pessoas estão mais preocupadas com o trânsito do que propriamente com o que estão a dizer no rádio. Mesmo que ouçam as datas de concertos, o mais provável é esquecerem (pelo menos é o que me acontece). Saliento que um dia tem 24 horas, que existem mais programas de rádio, que existem mais rádios e que existem outros meios de comunicação. É verdade que em terra de cegos quem tem olho é rei e a RDP Antena 3, com esse programa, fica claramente à frente da generalidade das concorrentes no que toca a promoção de concertos, o que não quer dizer que seja bom nem tão pouco o ideal. À semelhança do que acontece com o canal 1 da Rádio-Difusão, que tem informativos a todas as horas, nem que seja a repetir sempre o mesmo, não seria má ideia haver um espaço para "agenda do dia" a passar após cada sinal horário, pelo menos até às 21h. (das 22h em diante começava-se já a falar dos concertos do dia seguinte). Ouvintes e promotores ficariam agradecidos.

O Mundo da comunicação não se limita à rádio, embora a rádio seja aquele meio que não temos de pagar, está em praticamente todo o lado e é aquele meio indissociável da música. Analisemos então os outros meios de comunicação. Televisão, canais de circuito aberto: NADA. Não há nenhum espaço, nos 4 canais de circuito aberto, para promover os concertos de pequeno porte. No cabo as coisas são pouco melhores: a SIC Radical fala apenas nos concertos que as bandas convidadas vão dar nos próximos dois ou três dias. As bandas convidadas são, na melhor das hipóteses, 3 por dia e o mais provável é que os próximos concertos sejam por Lisboa ou redondezas. Por ridículo que possa parecer, acaba por ser a barra irritante do Sol Música o único meio que promove mais concertos desses pequenos. É verdade! Eu próprio fiquei surpreendidíssimo quando entre a mensagem "Mariana, era comigo que tu eras feliz. Volta para mim." e a mensagem "João, AMO-TE" vi uma série de datas de concertos que não vi anunciados em mais nenhum lado! Um autêntico achado no meio daquele lixo todo que passa permanentemente na barra. Peca por isso mesmo, por ser um achado no meio do lixo... A tendência natural quando se vê que 3 ou 4 mensagens não interessam é passar a ignorar o que passa na barra ou mesmo o canal propriamente dito. E em termos de televisão as coisas ficam por aqui. Jornais e revistas até acabam por dar a conhecer qualquer coisita algures com letras razoavelmente pequenas e, em alguns casos, limitado às simpatias (ou falta destas) dos responsáveis. Na Internet são inúmeros os sites a publicarem agendas mas nem toda a gente tem pachorra para procurar e nem toda a gente tem acesso à Internet. Vida.pt, Antena3.RDP.pt e os sites de produtoras de espectáculos (Mundo de Aventuras, Música no Coração e Xinfrim) são os que se destacam neste segmento.

Espero, com este artigo, estar a contribuir para que algo melhore nos próximos tempos em todos os meios.

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