21/02/2007
O Meu Maracatu Pensa Uma Tonelada
Durante esta semana recebi a notícia que a Luaka Bop, a editora de David Byrne, está prestes a editar uma colectânea que junta o melhor da música pernambucana. Confesso que descobri a vitalidade dessa zona brasileira através das emissões de rádio do "100%" do Henrique Amaro e depressa me apaixonei pelos sons que vinham do outro lado do Atlântico e dum movimento que ficou conhecido como MANGUE BEAT.
Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Dj Dolores ou Otto foram os que mais me interessaram. Na altura procurei tudo e comprei uma série de álbuns, passado uns meses fui trabalhar para a VC e encomendei o que me faltava.
Na altura lembro-me também de um programa de televisão com a Eugénia Melo e Castro intitulado "Atlântico" onde começava a perceber o que no Brasil estava a acontecer.
Ainda hoje não consigo explicar a ligação com a música pernambucana mas acredito que a junção entre a percurssão (tambores, bateria, pandeiros e afins), as guitarras (muito próximas do funk) e da voz e letras foram o que me fez vibrar, e ainda faz.
Aproveito então a deixa da Luaka Bop e deixo aqui uma série de links, músicas e vídeos para quem deseja conhecer das melhores músicas brasileiras da actualidade. E existe muito mais coisas novas.
Novo capítulo da saga do Maracatu em breve...
Mundo Livre S/A "O Outro Mundo de Chicão Xukuru"
(clica no botão direito e faz o download da música)
DJ Dolores "Catimbó"
(clica no botão direito e faz o download da música)
Chico Science & Nação Zumbi
Mundo Livre S/A "Meu Esquema"
Otto "Bob"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário