13/01/2009

Expressão #1

TOTAL DESCONFIANÇA
s. f.,
falta de confiança;
suspeição;
receio de ser enganado;
ciúmes.


Quem convive comigo numa base diária, apanha algumas taras que eu tenho. E para além da música e afins, sou um bocado obcecado com a língua e a linguagem. Palavras, expressões e verbos fazem-me perder horas de vida, principalmente em estrada, numa tentativa para perceber o seu significado ou encontrar paralelos entre o português, francês e o inglês.

A minha última paranóia está ligada à expressão: "total confiança", que é utilizada normalmente numa frase tipo "o fulano X é da minha total confiança". E andei a pensar, e porque não utilizar o seu contrário? E tá feito

Existem algumas pessoas que são da minha total desconfiança. Por exemplo, o Vale e Azevedo. Qualquer coisa que ele faça ou diga, entra na categoria da total desconfiança. Como diz no dicionário, sinto logo receio de estar a ser enganado. E provavelmente estou. Mas existem outras pessoas que se inserem nessa categoria e com quem trabalho. Não consigo confiar, sinto suspeição das suas intenções, acho que sou constantemente enganado mas não sinto ciúmes. Ou talvez sinta.

Está inventada a minha primeira expressão.

Sem comentários: