21/04/2009

TDT


Esta manhã liguei a TV e no canal TeleMadrid falava-se da mudança para o serviço digital. Daqui a 3 meses vão começar a "desligar" o sinal analógico e passar tudo para digital.

Há algum tempo que acompanho esta saga europeia e nos últimos tempos finalmente percebi a estratégia (ou falta dela) para Portugal. Para quem não está dentro do assunto, a UE decidiu apostar na tecnologia digital e quer dar aos europeus a melhor qualidade possível de televisão. Pelo menos a nível de imagem. A ideia é pegar nas velhas antenas (vulgo rabo de bacalhau) e com uma box digital termos acesso aos canais mas em tecnologia digital. E quando se fala em desligar o analógico, a coisa é mesmo literal. Dentro de 2 anos (salvo erro) não se vai ver NADA na tv sem a dita box. Em Espanha pelo que percebi as boxs são pagas pelos clientes e já existem à venda em qualquer supermercado com preços a variar entre os 25€ e os 250€ (já com disco duro e tal).

Mas vamos ao que interessa...

Portugal decidiu abrir concurso para um 5º canal para o TDT (serviço digital terrestre). O concurso deu bronca e está em águas de bacalhau. E quando começar a "revolução" vamos apenas ver os 4 canais que hoje em dia temos na nossa antena normal (RTP1, RTP2, SIC e TVI).

E porquê ???

Em França, na era do analógico tinham 5 canais base. E quando houve a transição para o digital passaram a 18 canais livres em formato digital. Quem ficou a ganhar ?

O público!!!

Em Portugal querem continuar a dar de ganhar aos donos de canais e grupos media...

Não faria sentido abrir a possibilidade a canais de cabo que queiram transitar para o Digital assim o fazerem ? Imaginem a Sic Radical em sinal aberto ! Imaginem o Panda em sinal aberto ! Só tínhamos a ganhar... eu estou à espera de uma box digital para ver o serviço francês em casa... e acho que vou deixar de ver a tv portuguesa...

Sem comentários: