30/10/2009

Mas Novedades

Como prometido aqui fica uma lista também resumida de alguns artistas/bandas que não tenho tempo de abordar nesta apresentação na Galiza e algumas notas breves sobre cada assim como links e videoclips e numa ordem completamente aleatória.

1. O Governo

Já falei aqui no grupo de Valter Hugo Mãe e sinceramente cada vez gosto mais da única canção conhecida até ao momento. Obviamente que é muito cedo para saber se o resultado final (álbum) será acima da média. Interessa também descobrir as participações que o Valter Hugo Mãe teve como letrista no Mundo Cão ou ainda como declamador com Maia.

2. dR Estranho Amor

Já existem há imensos anos, talvez uns 7, mas só este ano lançaram o disco de estreia. Canções pop com sumo mas que infelizmente em mim tem o efeito de cansaço.

3. Makongo
Este é um projecto que junta a dupla de rappers SP & Wilson com a Petty (ex-integrante de Buraka Som Sistema). Basicamente pensei que podia ser uma alternativa ao som de BSS mas foi por outras portas. Juntou mais grime, mais rap, mais latin beats, mais... Estou confiante para o futuro desta tripla.

4. Mundo Cão
De Braga bons ventos e bons casamentos. Os Mundo Cão criaram uma boa base de fãs no primeiro disco e com este segundo desiludiram-me. Não achei piada ao ambiente visual da banda apesar de ter algumas coisas bastante interessantes, quer letras, quer ambientes.

5. Peixe Avião
Quase fazia falta alguém com bom gosto fazer uma espécie de Radiohead cantado em português. Gosto da fragilidade, do suspense...

6. Virgem Suta
São uma novidade vinda de Beja e com a produção de Hélder Gonçalves dos Clã. Claramente uma banda pop portuguesa mas com falta de exposição e de identidade.


7. Os Golpes
Afilhados dos Heróis do Mar e primos d'Os Pontos Negros. Tem pinta, som e cabeça. Canções simples para a cabeça e para a pista.

8. Os Tornados
Retro-pop à lá Beatles. Ou Sheiks. Velha escola do RnB com letras atrevidas e movimentos de anca.

9. JP Simões
Voz de Belle Chase Hotel arriscou escrever uma ópera. Arrisca sempre e quase sempre ganha. As letras com as inumeras referências cinéfilas ou literárias ganham e o uso de outras línguas (brasileiro, francês, inglês) tornam as coisas mais loucas.

10. Rui Reininho
A solo, a voz dos GNR experimentou novos colaboradores, novos produtores, novos músicos e as mesmas letras. Non-sense, humor, sarcasmo e trocadilhos. As minhas favoritas andam entre "Yoko Mono" e "Laika Virgem".

11. Balla
O projecto de Armando Teixeira onde tem gasto mais tempo. Agora editou um single em que a letra foi escrita pelo Miguel Esteves Cardoso, algo que já não acontecia há algum tempo.

12. Bizarra Locomotiva
O metal nacional aqui na sua faceta mais industrial mostra que ainda está vivo e com desafios interessantes.

13. doismileoito
Trio do Porto que se estreou com um disco interessante mas algo monótono e monotom para os meus ouvidos. Mas interessante...

14. João e a Sombra
Partem de um espírito claramente português da melacolia e tornam um EP de estreia em alguns objectos que se podem tornar de culto para uma facção mais negra e deprimida (elogio!).

15. Projecto Fuga
Um produtor, vários convidados, de Portugal ao Brasil de Adolfo Luxúria Canibal a Pato Fu. Canções acima de média mas a média estraga as contas. A espreitar o segundo disco...

16. Samuel Úria
Canções do catano com humor, com guitarras folk e samples de Hot Chip. Alter-ego do Tom Waits feito pregador evangélico. Falta o disco...

17. Norberto Lobo
Depois de Carlos Paredes... Norberto Lobo. E tá tudo dito.

23/10/2009

Hasta Luego

Não pensava que fosse tão difícil reduzir a 40 minutos as últimas tendências e novidades da música portuguesa. Quando aqui há uns meses fiquei encarregue diariamente da "Portugália" na rádio tinha cerca de 60 minutos para mostrar aquilo que se andava a fazer de interessante. E deixava muitas canções de fora...

Agora, a convite do Instituto Camões, vou apresentar a nova música portuguesa escrita e cantada em português pela Galiza. A minha ideia é mostrar canções, letras, imagens, vídeos para criar uma unidade (ou não) no que existe de mais interessante.

Confesso que o meu exercício inicial começou pela triagem. Depois pela selecção natural e terminou no meu gosto (lol). Como deixei muita coisa de fora, vou colocar aqui uma lista com nomes, links, vídeos e afins para ajudar os galegos que estejam interessados na nova música portuguesa.

Assim sendo vou ter uma apresentação de 45 minutos com muitas canções e um exercício final que espero seja algo divertido. Depois debate/conversa com todos os presentes... Fiquei muito contente pois já tive contacto com alguns portugueses a estudar na Galiza que vão comparecer a este encontro.

Para quem estiver interessado aqui ficam os locais e horários onde vou estar:

26 de Outubro
18:00 - ESCOLA OFICIAL DE IDIOMAS DA CORUNHA

27 de Outubro
12:30 - FACULDADE DE FILOLOGIA DA UNIVERSIDADE DA CORUNHA
17:30 - ESCOLA OFICIAL DE IDIOMAS DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

28 de Outubro
10:00 - FACULDADE DE FILOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE VIGO
20:00 - ESCOLA OFICIAL DE IDIOMAS DE VIGO

Assim sendo... hasta luego!

21/10/2009

Canciones

Como não tenho muito tempo (nem paciência) para actualizar o blogue com conteúdos exclusivos e tal... deixo aqui uma série de videoclips que adorei nos últimos tempos.

1. Old Jerusalem "Arduinna And The Science Boy"

O Francisco é um grande talento nacional e aqui tem a ajuda do André Tentugal para realizar este pequeno clip para a MTV que resulta numa obra de beleza invulgar! All time favorite!


OLD JERUSALEM: «Arduinna And The Science Boy» (MTV BN Tapete Voador 2.01) from Almotasim on Vimeo.

2. OS GOLPES "A Marcha dos Golpes"

Sinceramente quando vi a primeira imagem dos rapazes em cima dos cavalos com o pôr do Sol, pensei: "...caramba, porque não me lembrei disto antes?". Bom clip para uma boa canção.



3. O GOVERNO "Meio Bicho e Fogo"

O grupo de Valter Hugo Mãe pediu ao Esgar Acelerado (amigo de sempre) para criar um clip para esta música. E acho que as palavras e a intensidade pretendida se junta quase na perfeição às imagens.



4. LITTLE JOY "Next Time Around"

Termino com um grupo brasileiro que explora a estética da bossa nova cantada em inglês de uma forma que dá vontade que o Verão regresse depressa. Muito depressa!

Leilão

Uma das janelas que está aberta há uns 5 dias no meu Firefox é a página de leilões que está a vender as peças da vida de ANTÓNIO VARIAÇÕES.

Sinceramente não percebo como se vende todos os objectos pessoais de uma pessoa apenas pelo intuito de ganhar dinheiro. E ainda para mais quando essa pessoa foi um dos artistas mais importantes e como se viu em 2004 com o projecto Humanos. Afinal venderam milhares de discos, dvds, encheram salas de espectáculos e tudo com a qualidade do trabalho mantida.

Depois de olhar para as cerca de 200 peças onde se incluem brincos, anéis, luvas, fotografias, manuscritos, k7 e tudo o mais, sinto-me a violar a vida deste ser humano. Não percebo! 



Eu imagino sempre a pôr-me na pele de Variações e a olhar para uma lista dos meus bens pessoais a leilão depois de morrer...  Sinceramente o que uma família a "precisar" de dinheiro faz... Na minha recordação vão ficar sempre as suas canções...

E os episódios que a minha mãe conta já que o António foi cabeleireiro dela durante algum tempo...

01/10/2009

Crazeeee

Ando louco, completamente louco. As últimas semanas foram completamente desgastante e de deixar os meus cabelos ainda mais brancos. Como se não bastasse estarem três pessoas aqui na rádio e por isso fiquei com a produção da "Prova Oral", o trânsito, os mapas de produção e todos os passatempos, tive um assalto em casa e ainda estive a filmar o documentário dos Ornatos em velocidade de ponta.

Não sou rapaz para me queixar do trabalho pois nunca me fez medo. Mas isto... uff! Está a terminar...

Entretanto fui convidado pelo Samuel no Instituto Camões para fazer uma série de apresentações sobre a nova música portuguesa e a importância do português pela Galiza. Ainda não tenho muitas informações para deixar aqui mas fica para breve.