15/02/2013

Web 2000 em português

Desde os princípios dos tempos que a passagem de 99 para 2000 fez com que escritores, cineastas, cantores e outros se sentissem inspirados para escrever e fantasiar. Era uma visão distante e romântica do que seria o Mundo no ano dos três zeros.

Eu fui um dos iluminados que pensei e sonhei. Nessa altura e tendo como exemplos o IMDB e o All Music Guide, pensei que seria importante criar um site dedicado à música portuguesa.

A ideia era criar uma base de dados pública para todas as obras editadas em Portugal. Sem fronteiras e com o máximo de funcionalidades. Aproveitar as ligações que a Web 1.0 já demonstrava e que o futuro viria a trazer.

Quem entrasse na página à procura de Jafumega, teria logo todas as associações que os músicos tiveram no futuro, assim como sugestões, escuta, imagens, capas, tracklists e tudo o que muita vez vem associado a uma gravação. Imagine-se saber quem gravou o quê, onde, quando.

Seria uma compilação exaustiva para reunir o que se estava a fazer, já se tinha feito e o que o futuro traria.

Comecei a desenvolver a base de dados com um bom amigo (Manuel) que me foi colocando cada vez mais "problemas" e soluções, dúvidas e inquietações. Eram muitas variáveis e na altura poucas certezas. Comecei também a falar com editoras para saber se nos abririam as portas dos catálogos. Comecei a falar com músicos para mostrar o projeto. Comecei a recrutar quem estaria disposto a inserir dados.

Enquanto tentava alinhar tudo, surgiu em 2003 a iTunes Store. E pensei que seria a abertura completa e final. E devido a muitos factores, que um dia posso discutir, decidi deixar cair este projeto.

Hoje, 10 anos depois, e depois de uma nova leitura do livro A Cauda Longe, do Chris Anderson, vejo que algo do género não existe e que continua a ser importante. Mas louvo a entrega de páginas como A Trompa e outros que olham para a música nacional e lhe dedicam um tempo e espaço.

Quem sabe um dia...

Sem comentários: