Fotografias: André Garcia (Porto), Inês Póvoa (Lisboa)
Registus - Matosinhos |
Animação e Movimento
A noite de 28 para 29 de Novembro, no Porto, não era convidativa para grandes incursões pela noite contudo o Espaço Registus – Café Cultural, longe de estar sobrelotado, estava bastante composto. Os Stowaways foram os primeiros a entrar em cena; a tendência é escrever “subir ao palco” mas este foi um concerto bastante intimista, sem palco e com pessoas sentadas no chão (primeiras filas). Não havia nada a provar, a audiência parecia já estar totalmente rendida ao som dos Stowaways e, como se veio a confirmar posteriormente, ao som dos Alla Polacca.
Stowaways no Santiago Alquimista |
Nesta actuação, os Stowaways recorreram a um teclista exterior ao grupo – Fred – para reproduzir de uma forma mais fiel o som registado no disco, onde a banda contou com as mãos de Elísio Donas (Grace).
A viagem cósmica pela ambiência dos Alla Polacca
Alla Polacca no Santiago Alquimista |
Depois de uma mudança de equipamentos algo demorada, Pedro senta-se aos teclados e faz uma introdução que, conjugada com o vídeo projectado, nos poderia encaminhar para o EP “Not the White P?”, já aqui mencionado por Gonçalo Castro. O vídeo começou precisamente com a imagem de capa do EP, entretanto os restantes elementos vão entrando em cena e a actuação passa a ter contornos bastante diferentes do que inicialmente se previa. Temas fortes em termos de guitarras, revelando um lado mais “rock” (não literalmente) fizeram a essência da performance, depois de já terem passado por lados mais vocais e pelas incursões a teclados noutros concertos.
O fascínio pela experimentação e descoberta de novos sons tem valido à banda uma forte receptividade por parte da crítica e de um público que, de um modo geral, está algo saturado da música “da indústria”. Esta passagem por uma vertente mais “ruidosa” (a prova que o ruído pode ser processado musicalmente e tornar-se interessante) merece a maior atenção e apenas peca pela morosidade de alguns temas (o que, por outro lado, é benéfico para as projecções).
Sem comentários:
Enviar um comentário