08/01/2004

No tempo dos rádio-clubes

Estava hoje (dia 8 de Janeiro) a ouvir uma emissão de rádio e um dos animadores presentes começou a exibir temas extra-playlist para pura diversão das pessoas no estúdio e dos ouvintes. É sempre agradável quando, numa altura em que as rádios estão quase totalmente entregues aos sistemas informáticos e às "escolhas" que estes fazem, alguém se lembra de chegar e apresentar temas que, por norma, não rodam na emissora.

Até aos meus 12 anos (já lá vão outros tantos) lembro-me do Rádio-Clube de Gondomar, entretanto transformado em redifusor da Rádio Capital, quando a emissão era feita com gira-discos. Nessa altura não havia playlists no formato que há hoje (às X horas Y minutos e Z segundos vai para o ar a música A, 3 minutos e 53 segundos depois são dados 42 segundos ao animador para introduzir o tema seguinte, etc.), a "playlist" era constituída pelos temas que na altura eram sucessos e, como tal, todos os colaboradores tinham o disco para emitir.

Lembro-me particularmente que às vezes um colaborador da rádio mais curioso levava para lá discos que passavam ao lado das massas e começava a colocar no ar as coisas que ele descobria. E era mesmo assim, com a simplicidade de quem estava a mostrar uma música a um amigo, que a emissão deste e de muitos outros Rádio-Clubes do país eram feitas.

Humanizar é imperativo!

Sem comentários: