25/05/2004

Just waste citizen's money!

Diz o nosso governo que devemos "apertar o cinto"... Ao que parece isso aplica-se apenas ao zé pacóvio, que vê o seu emprego desaparecer e que na hora de votar lá cumpre o ritual como se de uma fé-cega se tratasse. Não vou falar de política nem de crenças, simplesmente parece-me que andam a gozar com a nossa cara. Tanta coisa com o apertar do cinto e as empresas públicas mudam e re-mudam.
Em termos de televisão, já nos habituámos a ter uma RTP que muda mais vezes de imagem do que de conteúdo. Dinheiro deitado fora a mudar logotipos, a re-decorar estúdios, a re-fazer logotipos para microfones e viaturas, como se fosse a imagem, o logotipo, que importasse. Aquando a direcção Montêz a RDP Antena 3 sofreu uma (a primeira) mudança de imagem: "para pior", disse eu na altura. Há coisa de um ano foi a vez da RDP Antena 1, que criou uma campanha televisiva fantástica mas que não soube ir mais além, chegando ao ponto de "mandar a baixo" o seu antigo site (http://www.rdp.pt/antena1/), lançar o domínio http://www.antena1.pt/ (que é nada mais nada menos que uma cópia do sub-domínio http://antena1.rdp.pt/) mas de site é que nem sinal. Mais recentemente foi a vez da Antena 2, também grandes mudanças estéticas e uma equipa autodidacta que resolveu fazer o seu próprio web-site ainda que recorrendo a formatos estáticos. Basicamente foram mudadas pinturas, envelopes personalizados, papel timbrado e mais um sem-número de coisas que agora são lixo.
Com a integração da RTP e RDP na Rádio e Televisão de Portugal, Almerindo Marques resolveu simplesmente deitar por terra aquilo que, em grande parte, foi já criado pela sua administração. Assim temos:
AntesDepois
Antiga nova antena 1Nova nova antena 1
Antiga nova antena 2Nova nova antena 2
Antiga nova antena 3Nova nova antena 3

Tirando a imagem mais homogénea com a qual sempre concordei, o que é que se ganhou com estas mudanças tão rápidas?

O Gonçalo dizia aqui há pouco tempo que "alguém nos anda a roubar", eu não diria tanto mas que há alguém a gozar com a nossa cara, disso não tenho eu dúvidas. Afinal a contenção serve só para dispensar pessoas da RTP e da RDP; quando é para gastar dinheiro em questões que não têm o mínimo carácter urgente nem representam nada de significativo enquanto serviço público já não há preocupações com despesas. É isto que queremos? Uma preocupação com a imagem e um total desrespeito para com as pessoas? É altura de dizer basta... e 13 de Junho está a aproximar-se...

Nota final: as bolas indicativas do número do canal fazem-me lembrar as dos concursos da Santa Casa...

Sem comentários: