Durante as últimas semanas muito tenho lido e ouvido sobre o gosto dos portugueses. Em causa está o top de vendas de álbuns em Portugal divulgado pela AFP semanalmente. Como não podia deixar de ser o motivo para tantas disertações são os inúmeros discos de gosto duvidoso que por lá proliferam como o caso do Seal, Phil Collins ou Tina Turner... entre outros.
Muitos olham para a tabela de vendas e a primeira coisa que lhes vem à cabeça é de facto o mau gosto dos portugueses. Mas talvez seja necessário olhar um pouco mais além e analisar, sem ser profudamente, o nosso mercado e por consequente o nosso público.
1º é necessário saber que o mercado de venda de discos é dominado em Portugal pelas mulheres (com poder de compra, obviamente)
2º os discos mais vendidos estão associados a campanhas de tv ou estão de alguma maneira ligados à tv (ex. alguma música incluida na banda-sonora de uma telenovela ou spot publicitário)
3º as pessoas (mulheres) tem por hábito apenas comprar aquilo que conhecem
Olhando para este 3 pontos é fácil perceber o porquê do nosso top de vendas de discos.
Não é dificil perceber o fenómeno Toranja que apenas chegou ao grande público quando o tema "Carta" foi incluído numa telenovela. Ou os EZ Special nos inúmeros spots publicitários. Ou até mesmo a Tina Turner, Phil Collins ou Seal...
Não esquecer também que nesta altura temos uma editora (normalmente intitulada major) ligada a um grande grupo de comunicação em Portugal... e acho que já está a dar frutos.
Mas isto é apenas uma observação (nada clinica) sobre o top de vendas nacionais. Mais notas noutra ocasião...
Sem comentários:
Enviar um comentário