05/11/2003

Pianistas (não) há muitos

Penso que é a primeira vez que vou escrever sobre cinema... Confesso que não sou crítico de cinema nem disponho de um background vasto para poder opinar de forma lúcida sobre o assunto.
Acabei de chegar de mais uma sessão de cinema do ISEP|Cultura (e desde já saúdo a Doutora Teresa Tudela pela persistência e trabalho que tem desempenhado ao longo destes anos), o filme desta terça foi um filme que para mim era totalmente desconhecido mas também é um facto que não devemos limitar-nos aos filmes que a máquina de Holywood anuncia nos autocarros, nas revistas, nos jornais, nas paragens, nas rádios (inclusivé públicas), nas televisões, na Internet e no que estiver para aparecer. "O Pianista", a realização de Roman Polanski que lhe valeu uma Palma de Ouro no festival de Cannes, está longe de ser um filme Holywoodesco ou uma história com um final feliz.
Basicamente temos o olhar de um pianista Polaco (e Judeu) que se vê confrontado com a invasão Nazi. A principal diferença para outros títulos com a mesma temática é que este pianista de nome Wladyslaw Szpilman existiu e a visão do filme é a visão que este pianista deixou imortalizada no livro com o mesmo nome que o filme (http://www.uk-fusion.com/books/the_pianist.html) com alguns toques da vivência do próprio realizador (descritos no booklet disponibilizado à entrada do auditório, como aliás tem vindo a ser costume).
Numa primeira fase temos a família e as fugas em conjunto, numa segunda fase é o desespero, a solidão, os instintos mais selvagens do ser numa tentativa desesperada de sobrevivência... As fugas, os abrigos, a fome e a vontade de tocar piano que se volta a concretizar quando, num local já totalmente arrasado, um soldado Nazi o encontra. O soldado rende-se aos encantos da música e dá-lhe uma oportunidade para se esconder. Algum tempo depois, após a chegada soviética, o mesmo soldado implora a um dos ex-prisioneiros Judeus que encontre o pianista e que este tente conceder-lhe a mesma oportunidade de viver que ele lhe concedeu. Mereceria? Não teria estado na origem de imensos terrores? Durante o filme fiquei a pensar nisto... O primeiro impacto é de pena mas não se pode fazer uma análise pela parte. Teria de haver um filme baseado na vida daquele militar para perceber quem ele era.

Poderão ser encontradas semelhanças com filmes como A Lista de Schindler ou mesmo A Vida é Bela mas a forma mais radical e crua representada em O Pianista acabam por lhe conferir um lado talvez mais realista. Chocou-me sobretudo o desespero pela sobrevivência, as fugas, a tentativa de obter coisas tão básicas como água e comida e o desespero maior de ter uma lata de comida e não ter como a abrir... Confesso que me marcou.

Mais sobre o ISEP|Cultura em http://www.isep.ipp.pt/cultura/

Sem comentários: