20/11/2003

Portugal na boca do Mundo com Furtado

Este título serve para falar de dois artistas dos quais eu sinto uma enorme empatia:

Paulo Furtado e Nelly Furtado

Paulo Furtado é o homem por trás de WrayGunn e Legendary Tiger Man, que editou dois discos depois da sua saída dos míticos Tédio Boys.

Com Wray Gunn a mistura de rock e blues, proxima de um Jon Spencer Blues Explosion ou Boss Hog, já o tinha feito andar um pouco pela Europa, mas com o seu projecto a solo, Legendary Tiger Man ainda chegou mais longe. A edição da "Rock & Folk" de Agosto (se não estou em erro) foi provavelmente o início da exportação desta "one man band". Furtado a solo toca quase tudo, bombo, harmónica, guitarra e canta (obviamente). Depois da edição em Espanha, França e Japão, este músico português regressou a casa e re-gravou o EP "Fuck Christmas, I Got the Blues", que acabou por se tornar num álbum. E contou com a colaboração de Paulo Miranda, pertencente aos Unplayable Sofa Guitar, e mais alguns convidados. Um dos melhores discos para se oferecer neste Natal !



E por falar em Natal... não podiamos deixar de mencionar "Folklore", a nova pérola pop da menina Nelly Furtado.

Este é o sucessor do multi-platinado "Whoa Nelly!", que rendeu à filha de açoreanos vários Grammys e o reconhecimento mundial. O seu novo trabalho é editado no dia 24 de Novembro e é um disco bastante diferente do anterior, numa clara evolução sobretudo devido à sua nova condição de mãe, segundo a própria afirma. Este disco pode-se dizer encontra-se dividido em dois lados: A e B. O lado A é mais alegre, ritmado e bem disposto (mais próximo do trabalho anterior dela). O lado B é mais calmo, introspectivo e místico. Os exemplos disto são o single "Powerless" e a canção "Island of Wonder" (com a participação de Caetano Veloso). Um disco para ouvir sem preconceitos...

Sem comentários: