22/04/2004

Portugal VS França

Para quem não sabe fui de férias durante algumas semanas para França. Basicamente para Paris e arredores. E durante este tempo todo tive oportunidade para ver e ouvir muitas coisas. E pensar bastante ou nada !

E aquilo que me leva aqui a escrever vai ser dividido em 3 tomos:

1 - Música
2 - Media
3 - Sociedade

E sobre cada um vou-vos deixar algumas ideias e conjecturas de que me apercebi e que aqui (ainda) podem deixar a vossa opinião.

MÚSICA

Quando fui apanhar o avião levava na bagagem alguns discos recentes da música portuguesa, casos de Xeg ou Loto. Que ouvi em doses reduzidas durantes as férias dedicadas a ouvir novos sons gauleses. E os casos foram muitos... Desde Autour de Lucie, Dominique A, Octet, Abd Al Malik, Sniper ou M, tudo passou pela colunas de várias aparelhagens. E obviamente que trouxe alguns para casa e outros que já estou a retirar do "pássaro azul" pois o $ não chega nem para metade. E vamos às contas:

Autour de Lucie "Autour De Lucie"

Confesso que pouco sei sobre este grupo. Tem mais de 10 anos de actividades e gravar este disco pelo qual me apaixonei mal ouvi na Virgin dos Champs-Elysees. É capaz de ser uma mistura entre o sentido bucólico dos Portishead com a clareza de uns Clã. Mas sei sei dizer bem...

Abd Al Malik "Le Face à face des coeurs"

Este rapper foi outro caso de quase paixão à 1ª escutadela. Este é o líder dos N.A.P. e editou agora este disco a solo que me fez lembrar o sentido romântico de uns Mundo Complexo ou de um NBC. Com letras fortes e ritmos bem produzidos, é um caso a ouvir e ouvir...

E para já ficamos por aqui... não vale a pena falar nos Octet...

Passando ao capítulo DVD aquilo que me espanta é os preços praticados. O DVD já existe há tempo suficiente para estarem algumas coisas (boas) a MID-Price e menos. Como o caso de:

NTM "Live au Zenith"

Nem vos vou dizer quanto me custou este DVD fantástico de umas das melhores bandas de rap francês. E estes concertos foram incriveis. Já agora, fiquei atentos pois o Khool Shen editou um disco a solo fantástico.

Para terminar o capítulo de música só falta referir o aspecto ao vivo.

The Shins, Le Tigre, Einsturzende Neubaten, Magik Malik Orchestra, Troublemakers, Zero 7 ou Blue Note Festival (Martin, Medesky & Wood, Jason Moran, etc) são só alguns dos casos estrangeiros.

Enfim... Portugal é uma tristeza !

MEDIA

E como não podia deixar de ser também vi muita TV, ouvi rádio e li jornais e revistas. E o que dizer ?

Na TV com 5 canais nacionais livres, os franceses estão servidos para todos os gostos, faixas etárias e credos (quase todos). Começando pelo Arte passando pela TF1, tudo se pode ver. Desde o magazine de cultura urbana de extrema qualidade ao "reality show" onde apresenta famosos fechados numa quinta a tomar conta do gado. Mas olhem para os blocos de noticias que geralmente não ultrapassam 40 minutos e bastante resumidos, com destaques ao futebol de 15 segundos e sem direito a imagens (excepto a vitório do Mónaco frente ao Real).

Na rádio o panorama não é diferente. Milhentas rádios locais de qualidade e as nacionais fogem ao estigma português de parecerem todas iguais. Oiçam a Le Mouv e a NRJ e digam-me onde se faz isso cá. Principalmente a NRJ com uma orientação para o mercado pop, r&b e rap muito grande e com resultados enormes. Mas nesta altura e há algum tempo que a Europe 2 domina o mercado sobretudo graças a um homem chamado Cauet. Ele é o génio das manhãs, já encheu o Olympia durante 4 horas e às 6 da manhã e tem graça, muita graça ! Seria possível fazer em Portugal ? Tenho dúvidas... Para terem uma ideia o homem tem um programa de TV semanal de 3 horas no prime-time da TF1 e vários pequenos na MCM (o programa mais visto do canal francês). Mas os números nem são o mais importante. Mas sim a postura, o trabalho e o resultado final.

Na imprensa escrita, gosto como sempre de ler o "Les Inrockuptibles" que me fez corar e sorrir ao ler vários artigos referindo Portugal (e já vou falar sobre isso daqui a pouco). Mas também outras tantas revistas como a Groove (com um CD oferta) ou outras. Mas comparando os dois países, porventura aquilo que fosse preciso era alguns jornalistas nacionais de irem novamente para a Sorbonne aprender umas coisas.

E aqui acaba o capitulo media, passamos ao final.

SOCIEDADE

Temos pano para mangas e madeira suficiente para nos queimarmos. E vou-vos falar de alguns exemplos por mim vividos para fazermos uma simples comparação entre os preços praticados nos dois mercados.

Big Mac (McDonalds): França - 3 euros / Portugal - 3 euros
ADSL (540k): França - 15 euros (sem limite real de downloads e contractos de efectivos) / Portugal - 25 euros (10 horas por mês e 1 ano de contracto).
Gasóleo: França - 0.840 / Portugal - 0.740
Jantar (para 2 pessoas num restaurante): França - 50 euros / Portugal - 50 euros

Olhando para este quadro comparativo só se pode dizer: alguém nos anda a roubar !!!

Portugal está sem poder de compra e temos dos preços mais caros da Europa. E vou parar por aqui que o dia já vai longo e amanhã tenho muito trabalho e chatices... bahhhhhhhhhh....

Frase do Dia:
"Amigos e inimigos, juntem-se para assistir ao meu fim" Júlio César

Sem comentários: