04/11/2004

Bem vs Mal

Nos últimos dias tem-se falado muito sobre a vitória de George W. Bush nas eleições norte-americanas (mas que poderiamos dizer mundiais pois todos seguimos atentamente). Confesso que gostava que este senhor não tivesse ganho mas a confiança em Kerry não era muita... Mas Bush ganhou.

Muitos foram os músicos que expressaram a sua opinião negativa contra este senhor, dizendo que se aproveitou do 9/11, que não tem cultura, que tem uma péssima política exterior, que é mau, etc...etc...

E este post resume-se a isto: "é mau...".

No mundo parece que todas as questões se resumem entre o bem e o mal. É bom ou mau. Gosto ou não gosto. Preto e branco. 0 e 1.

Recentemente vi um discurso do professor Carvalho sobre este tema que foi debatido pelos grandes pensadores europeus e ele dizia a certa altura que estamos a ensinar as nossas crianças que temos de lutar contra o mal. Vejam o exemplo do filme "O Senhor dos Anéis"... Frodo e companhia lutam contra as forças do mal... contra Sauron e Saruman.

Bush também luta contra Saddam e Bin Laden. Acredita ele que é o bem... e os outros o mal.

Mas não será isto tão redutor como o nosso gosto musical ???

Eu gosto bastante do Justin Timberlake mas tenho a certeza que muitos de vós não. Vou "lutar" contra vocês para mudarem de opinião ?

A verdade é que o mundo seria todo muito chato se todos gostassemos do Justin, nem eu quero isso mas... existem demasiados conflitos e até mesmo guerras por existirem demasiadas pessoas convencidas que detém o Bem...

Se tiverem oportunidade oiçam o tema "Bem vs Mal" dos Clã para acompanhar a leitura deste pequeno texto.

Sem comentários: