02/11/2004

Le Dîner de Cons

"Le Dîner de Cons" ou "O Jantar de Idiotas".

O primeiro é um filme francês de 1998 de Francis Veber com as participações de Thierry Lhermitte, Jacques Villeret e Francis Huster, entre outros. O segundo é uma peça de teatro que está em cena no Villaret inspirado no primeiro, com as participações de Miguel Guilherme, João Lagarto, Jorge Mourato e António Feio (que também encena), entre outros.

A história é muito simples...

Todas as semanas um editor faz um jantar com mais alguns amigos em que cada um tem de levar o mais idiota que conhecem para o "Jantar de Idiotas". Mas neste último o senhor Brochant tem um problema de costas e vê-se impossibilitado de comparecer... mas (infelizmente) o "idiota" do senhor Pignont já estava em sua casa e não se cansa de lhe mostrar as suas maquetas em fósforos dos seus monumentos favoritos... Apartir daqui a vida de Brochant nunca mais será a mesma...

Eu vi primeiro o filme, em 2000, e agora vejo a peça encenada em palco. Confesso que prefiro o original mas é necessário perceber o francês e conhecer a vida deles para compreender o filme. A interpretação dos actores originais é também bastante superior aos portugueses mas não quer com isto dizer que sejam maus. Mas quando se tem um ponto de comparação tão alto é difícil.

Fica o convite para verem o filme e irem à peça de teatro.


Sem comentários: