02/03/2004

Lindas, Sensuais e Deliciosas...

Estas três palavras podiam ser a descrição para muitas das canções da minha vida. E são algumas...

Desde cedo me deixei embrenhar pela música ao ouvir as óperas da minha avó no Largo do Rato, os sambas de Chico Buarque e Elis Regina ou a psicadélia dos Beatles.

O título deste post é a reunião das minhas memórias, faltando apenas o assustadoras quando penso no Verdi ou no Chopin.

Mas este post serve para marcar alguns acontecimentos:

- a vinda de Paul McCartney a Portugal
- o aniversário da ida dos Beatles aos EUA
- o carnaval brasileiro
- os (novos) sambas vindos do Brasil

A paixão pelos Beatles é antiga e as primeiras recordações ligadas à rádio foi quando tinha apenas 15 anos e fiz várias emissões piratas para amigas ao som dos discos dos "fab four". Temas como "I Wanna Hold Your Hand" ou "Love Me Do" faziam as delicias de tardes agarrados à aparelhagem a imaginar que elas ouviam, coisa que raramente acontecia. As canções de McCartney e Lennon ficaram para sempre gravadas na memória e sei cantar a grande maioria de trás para a frente.

Quanto ao Brasil a história tem um começo anterior, quando os discos que os meus pais compravam começaram a ser ouvidos nas manhãs e tardes dos fins-de-semana. Quando a Maria Bethânia, o Ney Matogrosso, Chico Buarque ou Elis Regina ocupavam a casa com um português doce e quente. E a vontade de saber um pouco mais sobre aquela música continuo...

Isto tudo serve para dizer que espero conseguir estar presente no 1º dia do Rock in Rio - Lisboa para assistir ao espectáculo de 3 horas de 1/4 dos Beatles pois não acredito que vá ter outra oportunidade igual.

E quanto ao Brasil, nos últimos anos tenho descoberto alguns nomes importantes da cena actual como Otto, Chico Science, O Rappa, Los Hermanos ou Instituto. E que o calor continua a fazer-se sentir bem forte. Tão forte que espero conseguir visitar este ano o país do samba...

Espero em breve conseguir deixar aqui textos mais concretos sobre alguns discos e artistas.

Sem comentários: