25/08/2003

Músicas de anúncios para TV e Telenovelas

Aqui está um tópico que já poderia ter sido lançado 500 vezes...
O que me leva a reagir agora é a ligação mais próxima e eficaz da publicidade televisiva com a música portuguesa. Se durante algum tempo tivemos os exemplos do Moby e Lamb a atacarem os ouvidos de todos, agora temos EZ Special e Zedisanenonlight. E aqui entra a questão do gosto... A pop trolaró dos EZ Special desagrada a muitos mas verdade seja dita é bem feita. Transpira a U2 e James (talvez influencia de Saul Davies, guitarrista da banda inglesa e co-produtor do disco) por todos os lados... E então ? Já aconteceu muitas vezes ser confrontado por pessoas que acham que a banda é estrangeira. E há alguns anos atrás quando se ouvia uma banda portuguesa (salvo raras excepções) notava-se à distância a sua "costela" tuga.
O cantar em inglês... isso é uma questão que não vou colocar aqui... mas verdade seja dita as músicas portuguesas usadas para anúncios de TV são todas cantadas em inglês. E porque será ?!?! Aqui fica a pergunta... E os níveis de som de um anúncio televisivo em Portugal ??? Já repararam no aumento de, pelo menos, 50% do som ??? E sabem que isto é algo que já vem padronizado dos estúdios onde são gravados os anúncios ???

Enfim...

E o fenómeno telenovelas ?!
O mais recente caso são os Tribalistas que depois de tocarem insistentemente em todo o lado com "Já Sei Namorar", viram o seu disco vender caixotes cheios quando AS portuguesas (pois são as mulheres que mais compram discos no nosso país e que vem as telenovelas) ouviram a "Velha Infância" numa produção da Globo.

Enfim...

A repetição para a grande maioria das pessoas é o que as leva a reagir... toda a gente sabe disso... hoje em dia ninguém vai comprar um disco por ouvir um tema 1 vez... tem de ser repetido, até à exaustão... Quem ouve rádio sabe isso muito bem ! ;)

Enfim... mais uma curta reflexão de quem ficou em casa durante muito tempo ! :)

Sem comentários: