Desde já confesso que não sou grande apreciador da música feita pelos Trovante mas na última Feira do Livro em Lisboa adquiri o livro escrito por Manuel Faria intitulado "Trovante - Por Detrás do Palco".
Este livro foi escrito pelo antigo teclista do grupo lisboeta durante os 2 últimos anos, fazendo uma revisitação da carreira dos Trovante desde 1976 até 1999.
Como o próprio Manuel Faria afirma o livro "não pretende ser um retrato elogioso dos Trovante" e ao longo das mais 300 páginas raras vezes se sente isso e mostra como pode vibrar uma banda por detrás do palco.
Dos músicos que compõem (ou compunham) os Trovante a maior afinidade creio que, desde sempre, foi maior com Manuel Faria. O trabalho de Luís Represas nunca me suscitou grande emoção e com João Gil pouco mais se pode dizer. E para só falar dos mais mediáticos. João Salgueiro e os Gaiteiros de Lisboa ganham outro voto de confiança.
Mas depois de acabar de ler este livro surgiram-me algumas "ideias":
- porquê existe um fundo histórico da música portuguesa tão mal aproveitada e desprezada quando os primeiros trabalhos de uma banda como os Trovante (e é só uma entre muitas) não foi reeditado ?
- qual a "mistica" que envolvia esta banda ?
- que influência(s) tiveram na chamada música moderna portuguesa ?
- será que a sua obra é conhecida minimamente junto do público mais jovem ?
A estas perguntas junta-se uma vontade de conhecer melhor um trabalho que menosprezei durante anos mas acredito que cada vez mais seja de louvar.
Para os interessados:
Título do Livro - "Trovante: Por Detrás do Palco"
Autor - Manuel Faria
Editora - Dom Quixote
Podem comprar online na Media Books ou na FNAC.
Sem comentários:
Enviar um comentário