24/08/2003

Si, me gusta

Durante estes últimos dias tive tempo para pensar e ver bastante televisão...

E uma das coisas que me apercebi é que, regra geral, gosto de cinema espanhol !
"Habla com Ella", "Abre Los Ojos", "Boca a Boca" e "Y tu Mama tambien" são alguns dos exemplos disso. Confesso que não sou muito conhecedor dos realizadores aparte de Almodóvar e Amenabar e de alguns actores como Barden ou Cruz, mas gosto deste cinema.



"Habla com Ella" é o um dos últimos filmes de Pedro Almodóvar e fala sobre a história de um jornalista e uma toureira que entra em coma e das relações criadas e destruídas com o estado vegetativo. Um filme intenso, cheio de força e perturbador.



"Abre Los Ojos" é um filme já antigo, se não me engano de 1995, e tornou-se um clássico depois de Cameron Crowe pegar nele e realizar "Vanilla Sky". O mega-sucesso norte-americano com Tom Cruise e Penelope Cruz (que participou no original) é um remake quase integral do filme espanhol. Eu tive a oportunidade de ver em DVD (que inclui uma série de extras fantásticos e um menu de extremo bom gosto) e devo dizer que tenho de o comprar. A história anda à volta da Criogenia e relações amorosas e do futuro.
Um thriller reluzente, cheio de intensidade e muito bem escrito por Amenabar.



"Boca a Boca" é outro clássico (creio eu). Protagonizado por Javier Barden é uma comédia fantástica da qual não se consegue sequer piscar os olhos para não perder pitada. Um "futuro" actor espanhol tem de sobreviver a atender chamadas eróticas e tentar ganhar um grande papel numa super-produção americana. Sarcasmo, bos disposição, gozo e muito riso ! Recomendo para pessoas sem preconceitos.



E mesmo sem preconceitos "Y Tu Mama Tambien" ! Um filme cheio de tensão sexual, sem tabus e com uma fotografia fantástica. Um trio parte em busca de uma praia perdida... sem palavras... crianças divirtam-se !

Sem comentários: